t

domingo, 17 de janeiro de 2010

Bolo Mousse de Chocolate



 
 
 4 ovos
- 2 xícaras (chá) de açúcar
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 5 colheres (sopa) de chocolate em pó
- 1 xícara (chá) de água
- ½ xícara (chá) de óleo
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- chocolate picado

INGREDIENTES PARA A MOUSSE:

- ½ kg de chocolate meio-amargo picado
- 5 gemas
- 1 xícara (chá) de creme de leite sem soro
- 1 xícara (chá) de leite de condensado
- 1 colher (café) de essência de baunilha
- 5 claras em neve (com uma pitada de sal)


Em uma batedeira, coloque os ovos e o açúcar e coloque para bater até obter um creme branco e leve (aproximadamente 10minutos).&nbspSem parar de bater, acrescente aos poucos a farinha de trigo e o chocolate em pó. Bata até obter uma massa homogênea.&nbspAinda sem parar de bater, adicione a água e o óleo. Depois de misturados desligue a batedeira. Com um batedor manual, acrescente o fermento e misture. Em uma forma untada e enfarinhada, coloque a massa e leve para assar em forno a 200°C por aproximadamente 20 minutos (para saber se já está assado, espete um palitinho de dente e verifique se saiu seco).
Mousse:&nbspDerreta o chocolate em banho-maria. Depois de derretido, acrescente as gemas (que já devem estar peneiradas) e o leite condensado e misture bem. Coloque o creme de leite e a essência de baunilha e misture com um batedor até que todos os ingredientes se misturem.&nbspCom ajuda de duas espátulas, acrescente aos poucos as claras em neve. Leve para gelar um pouco até que fique firme o suficiente para rechear o bolo.
Montagem:&nbspDepois que o bolo esfriar, desenforme. Corte o bolo ao meio. Em uma das metades, passe uma parte da mousse, espalhando bem. Cubra com a outra metade do bolo. Com o restante da mousse, cubra o bolo todo. Para decorar, utilize raspas de chocolate. Leve para gelar por uma hora